Metodologia.

A Endeavor Insight recolheu os dados para esse relatório entre maio e setembro de 2015, utilizando entrevistas primárias com empreendedores e dados disponíveis ao público de mattermark, crunchbase, angellist, linkedin, assim como estudos acadêmicos e publicações do setor. Empresas sociais são definidas como empresas com fins lucrativos apresentando um objetivo social explícito, além de seus objetivos financeiros.

Todas as empresas do presente estudo atendem a dois critérios: 1) foram fundadas ou sediadas na região metropolitana de são paulo; e 2) se enquadram na definição acima de uma empresa social. Com a utilização dessas definições, os pesquisadores da endeavor insight criaram uma lista das empresas sociais de são paulo utilizando Mattermark, Crunchbase, Angellist e outras fontes acadêmicas e da indústria em buenos aires. Analistas adicionaram a esta lista empresas mencionadas por outros empreendedores durante as entrevistas e pesquisas. O recrutamento foi realizado em grande parte pela assistência de stakeholders locais, incluindo Artemisia, Quintessa, Sense-Lab, ANDE e NESsT, que disseminaram a pesquisa entre empreendedores com os quais estavam em contato.

No total, dados foram coletados de empresas locais para determinar se estavam dentro dos critérios acima. Mais de 50 empresas foram identificadas como empresas sociais de são paulo. Os associados da endeavor insight entrevistaram e realizaram uma pesquisa com os fundadores e ceos dessas empresas e perguntaram as seguintes cinco perguntas:

1. Quem inspirou você a se tornar um empreendedor?
2. Quem investiu na sua empresa?
3. Quem foi o seu mentor durante o processo de crescimento e desenvolvimento da sua empresa?
4. Você fundou outras empresas em são paulo?
5. Quais dos seus ex-funcionários fundaram empresas em São Paulo?

As respostas dessas perguntas foram utilizadas para criar uma lista de conexões entre os empreendedores e empresas, assim como um conjunto correspondente de cinco tipos de conexões de saída, cada uma representada por uma seta de cor diferente em uma série de mapas de rede. Quando um empreendedor fundou diversas empresas, sua principal empresa (com base em um índice de data de fundação, número de funcionários, investimento total e retornos) representa sua influência nos mapas de rede.

Muitas vezes, as empresas são conectadas por mais de um tipo de conexão. Quando uma seta roxa de “fundador” conecta duas empresas, a única outra seta que pode aparecer é a seta azul de “ex-funcionário”. Da mesma forma, quando mentoria e investimento ocorrem simultaneamente entre duas empresas e seus empreendedores, os mapas apenas incluirão a seta verde de “investidor”. No primeiro caso, entende-se que a inspiração, mentoria e investimento estão incorporados no ato de empreendedorismo serial representado pela seta roxa. Neste último caso, entende-se que o investimento-anjo vem acompanhado de um grau de mentoria. Caso contrário, diversas setas podem conectar duas empresas.

A endeavor insight criou um círculo ou “bola” para representar a influência dos empreendedores de cada empresa em cada mapa de rede. O tamanho dessas bolhas é baseado na centralidade de proximidade direcionada para gráficos não conectados. Em termos leigos, o tamanho da empresa é uma função do número de primeiro- segundo-, terceiro-, etc. Grau de conexão que a empresa e seus empreendedores possuem com outros na rede. Cada aro representa um período de tempo. Empresas são posicionadas no aro de acordo com seu ano de fundação. A empresa acumula conexões com base no período em que as conexões ocorreram. Quando não se sabia o ano em que a conexão ocorreu, os analistas da endeavor insight realizaram uma de duas coisas. Quando não se sabe o período de tempo para uma inspiração, ex-funcionário, investimento ou conexão de fundador, entende-se que o ano da conexão entre a fonte e a empresa-alvo é igual ao ano em que a empresa-alvo foi fundada. Para estimar quando uma relação de mentoria começou quando não existe um ano de início, os analistas da endeavor insight revisaram as relações de mentoria no ano em que dados sobre essa conexão estavam disponíveis. Nos projetos do mundo todo, o tempo decorrido médio entre a fundação da empresa e a mentoria é de 6 meses. Portanto, os analistas da endeavor insight determinaram que o ano da mentoria era igual ao ano em que a empresa-alvo foi fundada com a soma de 6 meses, arredondando para o ano mais próximo. Nesse modelo, o círculo e a influência da empresa crescem ao longo do tempo à medida que a mesma e seus empreendedores se conectam mais com outras empresas locais. Para outras análises, todas as porcentagens foram calculadas com base em um intervalo de confiança no nível de 95%.

Informações adicionais também foram coletadas das pessoas entrevistadas. Essas informações abrangem temas como pontos fortes e desafios do ambiente empreendedor local, formação educacional e histórico de trabalho.

Back to Top